topo
linha2


Fotogaleria
 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

» Home » Eventos » Sociais » As Comemorações do Dia de Portugal de Camões e das Comunidades Portuguesas em Toronto    

 

As Comemorações do Dia de Portugal de Camões e das Comunidades Portuguesas em Toronto    

Texto de: Paulo Luís Ávila
Fotos de: Carlos Ledo e Paulo Luís Ávila
Adiaspora.com

Páginas: 1 2

 

Este Dia de Portugal teve início muito antes da «Parada de Portugal», com a recepção e inauguração da Semana a ser realizada no Consulado Geral de Portugal em Toronto, no passado dia 28 de Maio, (coincidência ou não, antes da Revolução dos Cravos em 1974 era feriado Nacional, porque se comemorava o Dia de outra Revolução, mas esta a de 1926), teve início a Abertura Oficial da Semana de Portugal. Ali discursaram José Eustáquio, Peter Fonseca e a Cônsul Geral, Maria Amélia Paiva. Entoaram-se os hinos de Portugal e do Canadá e foram suas intérpretes, Sara e Rosamaria da Silva, vozes que fazem parte da Music Society of St. Helen’s. Após esta cerimónia teve lugar o beberete de confraternização entre os convivas. Junto ao Monumento aos Voluntários, no Trinity-Bellwoods Park, teve lugar uma cerimónia de invocação da memória dos Portugueses que trabalharam para o desenvolvimento deste País e para todos os emigrantes falecidos em geral, houve novamente discursos de circunstância e foram novamente entoados os hinos dos dois países, pelas vozes das mesmas intérpretes atrás citadas.

Monumento candidato a um lugar no Guiness Book

No final foi depositado um ramo de flores, pelo Grupo Folclórico Estrelas do Norte. No dia 29 houve o desfile de Trajes Típicos na Casa da Madeira. No Domingo dia 31 de Maio, junto ao monumento no High Park foram homenageados os Pioneiros e novamente foram interpretados os hinos nacionais dos dois países por Samantha Serro. Durante a tarde no Dufferin Mall realizou-se o Festival de Folclore Infantil. Como testemunho vivo desta realidade, o Dia de Portugal foi comemorado no passado sábado, dia 6 de Junho, através de um dos maiores Cortejos, senão o maior que se promove neste País, onde a Comunidade Portuguesa residente em Toronto, vilas e cidades limítrofes, tiveram o ensejo de viver pela vigésima segunda vez, estas celebrações que foram levadas a efeito, pela “Aliança dos Clubes e Associações Portuguesas do Ontário”, que com muito trabalho e esforços as prepararam, para orgulho e honra de todos nós, os Portugueses.

Os Presidentes e Esposas

Como todos os anos acontece, a saída deste grande acompanhamento aparatoso, teve início na Bloor St., desceu a Lansdowne Avenue e percorreu  grande parte da Dundas Street Oeste e, como todos os anos também acontece, «destroçou» junto ao Trinity-Bellwoods Park, local destinado como sempre às actividades festivas do dia de sábado que foi muito concorrida, porque a tarde e a noite estavam muito amenas. A  Dundas vestiu-se a preceito e as cores dominantes eram a verde e a vermelha que simbolizam as cores de Portugal. Muitos milhares de pessoas vindas de todo o lado, ali estiveram a presenciar o majestoso cortejo alegórico, que como sempre, foi aberto pela “Banda de Música do Senhor Santo Cristo” de Toronto, seguindo-se os muitos e mais variados grupos folclóricos, grupos de futebol, muitos carros alegóricos, grupos e associações, as mais diversas e claro, o grupo dos “Ex Combatentes do Ultramar”, que viram e viveram a guerra nas Ex- colónias Portuguesas. No final do cortejo, um grupo de políticos Canadianos e Portugueses e aderentes, rodeando a representante da soberania portuguesa nesta cidade capital do Ontário, a Cônsul Geral de Portugal, Maria Amélia Paiva, que brevemente nos irá deixar, uma vez que já tem o seu lugar reservado e irá desempenhar idênticas funções, na Cidade de Newark , no estado de New Jersey, nos Estados Unidos da América, era o apontamento político mais em foco. A terminar o cortejo desfilava garbosamente a Banda do Sagrado Coração de Jesus e Ecos de Portugal.

Algumas individualidades no Jantar

No domingo as festividades continuaram, desta feita no Ontário Place em Toronto, com muita música, e actuações de ranchos folclóricos. Os nomes sonantes de Enrik Cipriano e a sua banda, Danny Fernandes, Fingertips (vindos de Portugal), Reno e Chaves D’Ouro, foram as atracções principais. Na segunda-feira pelas 12 horas tiveram lugar as cerimónias do Içar da Bandeira Portuguesa no Nathan Phillips Square, em frente à Câmara Municipal de Toronto e à cançonetista, Stephanie Tavares, coube a honra de entoar os Hinos Nacionais de Portugal e do Canadá e pelas 14.30 horas houve a Proclamação do Dia de Portugal com a colaboração de Peter Fonseca, Ministro do Trabalho no Ontário e Charles Sousa, MPP, no Queens Park. Às vinte horas ocorreu a Homenagem a Luís Vaz de Camões, no Portugal Square, 722 College St. e ali novamente foram cantados os hinos pelo “Grupo Coral da Casa do Alentejo”. A  apresentação do prémio “Merit Award”, foi marcada para as 20.30 horas e após esta cerimónia houve a noite de fado onde a saliência vai para o «virtuoso» António Chaínho que, conjuntamente com Tiago Oliveira, acompanharam à guitarra a fadista, Isabel Noronha. Actuou também o artista da comunidade, Tony Gouveia, acompanhado pelo conjunto de Guitarras locais, com lugar marcado no “Mod Club”. Esta foi a reportagem possível e se por acaso algum lapso houver, pedimos antecipadamente as nossas desculpas. Desejamos a todos os Portugueses e Luso-Descendentes, as maiores felicidades neste grande país de acolhimento que dá pelo nome de Canadá.

Bispo de Angra e Ilhas dos Açores rodeado de individualidades

 

 

Páginas: 1 2

Voltar para Eventos Sociais

 

 
bottom
Copyright - Adiaspora.com - 2007